Arquitetando.

Acredito que uma das melhores coisas da vida é buscar conhecimento. E é por isso que da forma que me cabe, vou me aproximando do quase impalpável… Gosto de estar perto de gente, coisas e lugares que me deixem à vontade para responder a quantas perguntas couberem na minha curiosidade.
Dessa vez, me inscrevi em um módulo de 8 aulas sobre arquitetura de ambientes com curadoria da Bel Lobo e alguns dos muitos profissionais os quais admiro.
O melhor dessa história é ir descobrindo no meio do caminho que aqueles que sempre vi por ai, presente em mostras de decoração, ganhando prêmios de design, fazendo mansão de gente muito rica, com nome pipocando na mídia, sejam tão humanos quanto eu. Isso é tão óbvio, mas é tão distante – ainda – da minha realidade que me achava só uma maria ninguém, com ideias mirabolantes que nunca saíram da minha pequena caixola.
Durante as aulas com esses profissionais, descobri coisas incríveis: Tem profissional que veio de família rica e estudou fora. Profissional que não fez faculdade de arquitetura ou design, mas que aprendeu com a vida. Profissional que já foi vendedor de loja, patricinha do arpoador, ator, que veio do Piauí. Profissionais que não sabem de tudo, que não são criativos todos os dias, que projetam coisas que jamais daria certo, que se sentem inseguros, são tímidos, engraçados, não aprenderam nada na faculdade e também não sabem usar o auto cad.
Concluo que mesmo na humildade da minha falta de conhecimento, somos todos iguais. A grande – e talvez única – diferença é que eles tiveram coragem pra começar.
Então, queria dividir essa “resenha”, porque, as vezes, me sinto muito perdida como profissional e tem sido incrível ver que além das capas de revistas e programas de tv, existiu a história de uma vida inteira pra chegar até ali. Se você está assim, sem saber o que fazer com o caminho que escolheu, arregace as mangas hoje e comece já.
E pra finalizar, eu queria mesmo é começar pensando tão colorido quanto Bel Lobo, fazendo projetos comerciais tão descolados como Ricardo Campos, projetando mobiliário com a mesma clareza da Lia Siqueira e ser melhor amiga do Maneco Quinderé.

25.09.14